terça-feira, 7 de setembro de 2010

Comissão da Câmara deve debater licitações para franquias dos Correios

Discordâncias sobre licitações das agências franqueadas dos Correios podem levar a um debate na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

O deputado Nelson Bornier, do PMDB do Rio de Janeiro, entrou com requerimento de audiência, pois avalia que existem irregularidades nas licitações para substituir a atual rede de franquias dos Correios.

As franquias compõe 12% da rede dos Correios, mas respondem por cerca de 42% da receita bruta da empresa. Hoje existem cerca de 1.400 agências franqueadas que foram criadas na década de 90, sem licitação.

De lá para cá, o prazo de funcionamento das agências vem sendo prorrogado, mesmo com determinações contrárias do Judiciário e do Tribunal de Contas da União, que determinam que se faça a licitação. Nelson Bornier discorda do processo.

"Então acho que tem que criar um meio termo, o Tribunal de Contas estar verificando esse edital dos Correios, os franqueados, a direção dos Correios, para criar uma fórmula de que possa sair essa licitação, se é que tem que sair, sem que acabe efetivamente com as franquias existentes."

Marco Aurélio de Carvalho é advogado da Associação Brasileira de Franquias Postais. Ele argumenta que a licitação teve irregularidades como a ausência de audiência pública para discutir os critérios da licitação, a exigência de espaço físico que não pode ser atendida nem pelas agências próprias dos Correios, e uma remuneração muito baixa e incompatível com o serviço prestado. Ele informa que a maior parte das licitações estão paralisadas na Justiça.

"Hoje estão paralisados no país aproximadamente cerca de 80% dos certames. Mas independente da paralisação que é judicial, há também nos locais onde a licitação prossegue um desinteresse generalizado, não estão se dispondo a entrar em um barco cujo rumo ninguém sabe qual é. Nós estamos preocupados com um possível apagão postal."

Ainda não há previsão de quando o requerimento será analisado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A proposta pede que sejam ouvidos representantes dos Correios, do Ministério das Comunicações, da Associação Brasileira de Franquias Postais, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público Federal.

De Brasília, Daniele Lessa

Fonte: Rádio Câmara

2 comentários:

  1. Eu trabalho a 15 anos em uma franquia dos correios, e sempre foi me informado, e eu aprendi assim que: Somos todos correios! Não importa se é franquia ou rede própria somos correios, o importante é atender bem os nossos clientes, manter a confiabilidade da instituição correios, isto nós fizemos, e fizemos bem feitos!Demos o melhor de nós chegando até virar a noite trabalhando para que? Por quê? Para manter a confiabilidade dos serviços e do nome CORREIOS! E agora! Vejo muitas famílias assim como eu que passou uma vida trabalhando para manter a confiabilidade dos serviços e do nome CORREIOS, vai para a rua e eles dizem: SE VIRA! NÃO PRECISAMOS MAIS DE VOCÊS! Minha gente! Olham tudo o que esta acontecendo em período eleitoral, final de ano e um governo que se diz lutar contra o desemprego! Colocando na rua mais 20 mil pessoas. Pense na hora de votar, olha em que governo esta acontecendo isto!

    ResponderExcluir
  2. É UM ABSURDO O QUE O GOVERNO ESTÁ FAZENDO COM AS FRANQUIAS DOS CORREIOS, NUM PAÍS ONDE TUDO PODE, NÃO DÁ PARA ACREDITAR QUE ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O QUE DEU CERTO (NO CASO DAS FRANQUIAS),
    EU SOU UMA FRANQUEADA HÁ 19 ANOS,
    TRABALHANDO E ME ESFORÇANDO PARA MANTER A CONFIANÇA DO NOME CORREIOS E O QUE RECEBEMOS EM TROCA DEPOIS DESSES ANOS TODOS?
    UM TOTAL DESPREZO COM OS PROPRIETÁRIOS QUANTO COM OS FUNCIONÁRIOS QUE DEPOIS DE ANOS DE DEDICANDO VÃO PERDER O SEU EMPREGO,E NÓS O QUE VAMOS FAZER?

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com