domingo, 26 de setembro de 2010

Baianos sentirão os efeitos do “apagão” nas agências dos Correios

Verena Campello - Jornal da Metrópole

Após os casos polêmicos da proibição da venda de não-medicamentos em farmácias e da derrubada das barracas de praia em Salvador, agora é a vez de as franquias dos Correios caminharem para uma ‘crise’ no Estado.




Em dezembro de 2009, o Tribunal de Contas da União (TCU) impôs medidas ao edital de licitação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, como, por exemplo, o aumento dos espaços físicos para atuação das agências. Entretanto, a maioria dos franqueados dos Correios na Bahia considera absurdas as exigências e temem não ter tempo suficiente para atender às mudanças, que, pela determinação da Lei nº 11.668/ 2008, deverão ser feitas até o dia 10/11. Segundo o presidente da Associação das Franquias da Bahia, Roberto Maron, cerca de 80% das 71 agências do Estado podem fechar, deixando três mil desempregados. “Não somos contra o edital da licitação, e sim contra alguns pontos que consideramos abusivos”, explica.



Mesmo com as negociações na Justiça a todo vapor em prol da resolução rápida e com o plano de contingência dos Correios já preparado, é certo que em novembro a população sentirá os efeitos do “apagão” das agências franqueadas.



Empresários prejuducados - A loja dos Correios que fica no Shopping Iguatemi é uma das que devem fechar por não atender a uma das exigências: o espaço. A franquia tem cinco guichês em 30m². E, segundo as determinações do novo edital, para funcionar com a mesma quantidade de guichês, a loja precisa de, no mínimo, de 143m². O gerente, Flávio da Cruz Silva, diz que não tem condições de cumprir todas as medidas. “É um absurdo, porque muitos trabalhadores vão ficar sem trabalho”, conclui.



Já Américo Moreira tem uma franquia no bairro Dois de Julho e diz que o investimento para adequação do negócio é muito alto e não há estimativa de quando virá o retorno. “Há também o problema de determinar que todos os funcionários tenham nível médio. Entre meus nove funcionários, oito não atendem a essa exigência e podem ficar sem emprego”, conta.



Futuro incerto - Após muitas tentativas para contornar a situação, a Abrapost conseguiu, esta semana, uma liminar em favor das franquias de todo o Brasil. Ela determina que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos publique um novo edital licitatório dando início a uma nova concorrência. Portanto, o Projeto de Lei 11.668, que determina o cumprimento do edital até o dia 10/11, está suspenso. Mas o representante dos Correios em Brasília, Alexandre Casé, diz que não será publicado outro edital, nem serão feitos ajustes no atual. “A empresa já está tomando as medidas para entrar com uma liminar contra a atual”, relata.



Mesmo que a liminar concedida em favor da Abrapost permaneça até novembro, os franqueados que não se adequarem às novas medidas não poderão permanecer no mercado.



Plano de contingência - Para o advogado da Abrapost, Marco Aurélio de Carvalho, o novo edital prejudica mais a Bahia e Minas Gerais. “Muitas agências dos Correios funcionam em casas antigas, tombadas pelo Patrimônio Histórico e que, por isso, não podem sofrer alterações na sua estrutura”, explica.



Por conta do impasse, a Empresa dos Correios montou um plano de contingência nacional, no valor de R$ 500 mil, que consiste na contratação de funcionários e locação de espaços físicos para atuação das agências, caso haja um grande número de lojas que não concluam as licitações.

Fonte: Jornal da Metrópole

Um comentário:

  1. Pois é, hoje esta agência consegue prestar todos os serviços neste espaço e com as novas exigências não. Tem alguma coisa errada... é o pano da dona Erenice Guerra, desclassificar as atuais franqueadas.

    O investimento é absurdo, e a previsão de retorno é para o 12º mês do décimo ano, passa logo!!!. Tem alguma coisa errada... é o plano da dona Erenice Guerra, quebrar as franqueadas.

    Na reunião que os funcionários das ACFs tiveram com a ex-ministra ela falou que é um absurdo esta exigência de 2º grau completo, falou inclusive que se o Lula quiser trabalhar em uma ACF ele não pode, e mais, questionou com o representante do Correio presente na reunião se por acaso ele achava que o governo Lula era ruim, pelo fato do Lula não ter o 2º grau... Tem alguma coisa errada... este teatro já estava programado, é o plano da Erenice Guerra, ela sabia que 80% dos funcionários não têm ensino médio completo, e com isso os franqueados teriam que mandar embora e assim indenizar. Ela queria quebrar os franqueados.

    Tenho compaixão daqueles que já assinaram o contrato, pois estão iludidos, acreditam na ECT, e a mesma está aplaudindo. Esta carta que o presidente da ECT mandou é a maior furada. Tem franqueados que foram conversar com os DRs e os mesmos disseram que vão cumprir o edital e se estas mudanças citadas na carta não estiverem no edital eles não vão cumprir. Tenho recebido vários telefonemas do interior de São Paulo, onde mais de 50 franqueados já assinaram o contrato e estão desesperados. Sinceramente não sei o que dizer, pois a minha situação é outra, tenho 3 liminares me assegurando, fora esta ultima ação de suspensão dos editais. Uma coisa já decide este contrato eu não assino.

    O plano de acabarem com as atuais franquias é muito claro.
    A ECT vai chegar a inaugurar umas 400 AGFs mais ou menos. Só que elas vão quebrar, não só por causa do dinheiro investido e sem retorno, tem as penalidades. As penalidades fecham as AGFs em 30 dias. Aí entra o plano, sem ACF, sem AGF e com um plano de contingência furado vem a empresa que será contratada sem licitação por se tratar de emergência. Aí vem a empresa que foi pivô de todos estes escândalos que estão na imprensa para prestar os serviços que hoje são as franqueadas que fazem.

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com