quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Palavra furada

Hauly: governo não cumpre acordo e põe em risco sistema postal

Apenas 187 das quase 2 mil franquias existentes aderiram ao novo contrato formulado pelos Correios. A estatal reduziu a remuneração pelos serviços prestados e eliminou atribuições, provocando o risco de insolvência dos franqueados. O baixo número de adesão e as liminares que suspendem processos de licitação podem provocar o colapso do sistema de entrega de correspondências em todo o país, pois o prazo-limite concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para regularizar a situação termina em 10 de novembro.

A indefinição e a falta de compromisso do governo ameaça a sobrevivência de pequenos empresários que se especializaram na comercialização de serviços dos Correios (no Paraná, isso corresponde a 70% do faturamento), sendo que muitos desses negócios são gerenciados por membros da família.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) alertou, em maio, para o risco de prejuízo que os franqueados corriam por causa das novas exigências estabelecidas no processo de licitação. Em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, tanto insistiu que o diretor comercial dos Correios garantiu que não faltaria sustentação para os franqueados. “É lamentável que o governo não mantenha compromissos assumidos publicamente e engane a todos”, afirmou Hauly ao ler notícias sobre a ameaça de colapso no sistema por causa da falta de entendimento entre Correios e franqueados.

A Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) tem buscado negociar, sobretudo, o valor da tabela de remuneração. No entanto, o governo sempre recua. Há uma semana a associação mineira de funcionários de agências franqueadas, em passeata, apelou ao ex-ministro das Comunicações e candidato ao governo, Hélio Costa, que encaminhe a negociação, deixando-o numa situação embaraçosa diante de seu convidado, o embaixador do Japão.

Fonte: Diário Tucano

4 comentários:

  1. Em Taquaritinga, o ganhador da licitação preferiu abandonar o edital depois que viu na fria que estava entrando.

    ResponderExcluir
  2. A chamada desse post fala de MOBILIZAÇÃO NAS ACFs de SP; já o texto fala do deputado Hauly;não houve erro aí não, moderador ?

    ResponderExcluir
  3. Eu comentei isso com um outro franqueado, mas ele acha "mó" vantagem ficar sozinho no mercado, ele me falou que aí então, mesmo que a comissão diminua ele ganhará no volume..... sei não. Eu pondero de um modo inteiro, lembram do incio deste ano o inferno que foi, o volume imenso de reclamação, e a ECT não nos dá suporte jurídico em termo de processo, aqui onde eu trabalho não tem caixeta, as malas de ráfia dominam, o selo plástico , outro dia pediram para eu economizar...Teve um franqueado de Sao Paulo que me pediu pelo Skype pra mandar para ele formulário de VP e de AWB que na subordinadora dele estava zerado ha um tempão, o CPF por formulário é um pesadelo, o sedex de interior para capital não tem mais o prazo de 24hs, ihhhhh são tantos pontos a se levar em consideração. Ae, acho que o custo benefício não compensa. Esse franqueado q citei no inicio do comentário, falou que o nome da ECT vale muito no mercado, que foi feita uma pesquisa e a ECT é tida como uma das empresas mais confiáveis... sei não... mandei ele ler este blog e principalmente a carta do presidente da ADCAP..acho que pra ele 2+2 é igual a 22! O Correio foi confiável em priscas eras... hoje em dia a população não gosta mais da gente não.
    M. Oliveira - RJ

    ResponderExcluir
  4. Gente me perdoa mas eu me enstusiasmo e preciso deixar o dia a dia da nossa agência gravado aqui, acho é uma terapia ... ontem foi comico pra não dizer trágico; todos nós recebemos o email informando do atraso das informaçoes do SRO não é mesmo? Mas ontem fui rastrear dois sedex, um constava que ele havia sido postado 08/2010 em entregue em ......08/1964!!! hahahahah(?) - ou eu devo chorar(?)- e o outro constava a informação de que ele havia sido ENTREGUE e logo acima a informação de REINTEGRADO. Preciso comentar algo mais?
    M. Oliveira - RJ

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com