quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Acusações envolvendo filho de Erenice Guerra são 'graves', diz PGR

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta quarta-feira que são "graves" as denúncias de prática de lobby pelo filho de Erenice Guerra (Casa Civil), Israel Guerra.

Ele falou, no entanto, que ainda é "prematuro" ligar diretamente a ministra ao esquema. Gurgel pedirá ainda nesta quarta-feira para que a Polícia Federal envie tudo o que já reuniu de elementos no inquérito aberto para investigar o caso.

"As notícias apontam para fatos graves, mas não temos elementos nenhum ainda que aponte a responsabilidade se envolve ou não envolve a ministra", disse Roberto Gurgel.

Ele afirma que, enquanto não houver indícios suficientes para dizer que Erenice Guerra participava do suposto esquema de lobby organizado por seu filho, o caso será investigado pela Procuradoria da República do Distrito Federal.

Para ele, o primeiro passo a ser tomado é ouvir todos aqueles que já foram citados em reportagens para que prestem depoimento. "Temos que fazer apuração preliminar dos fatos para ver se tem elementos mínimos que justifiquem que a ministra seja ouvida", afirmou.

Roberto Gurgel também diz que o Ministério Público não será utilizado como instrumento eleitoral e que agirá com equilíbrio e imparcialidade."O MP tem essa preocupação de não virar instrumento de campanha, falando bem claro, nem da campanha da ministra Dilma nem da campanha do governador Serra", finalizou.

PF*
Ontem, o ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) afirmou que a Polícia Federal irá investigar o caso que envolve denúncias de lobby na Casa Civil. A PF vai apurar se a participação de advogados, empresas e de Israel Guerra constitui tráfico de influência. Por ocupar cargo de ministra, Erenice só poderá ser investigada com autorização do STF (Supremo Tribunal Federal).

"Ela não está diretamente envolvida nos fatos... A PF, a partir de agora, vai abrir um inquérito e fazer uma investigação ampla", afirmou o ministro, destacando que a investigação não diz respeito a Erenice. "Ela não está diretamente envolvida nos fatos que foram narrados", afirmou.

"A investigação inicial diz respeito a tráfico de influência em eventual ações junto à empresa MTA, junto à liberação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a fim de verificar se houve tráfico de influência", disse ainda.

As denúncias apresentadas apontam que a ministra teria atuado para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de propriedade de Israel Guerra. Segundo a denúncia, Israel Guerra e a empresa Capital Assessoria e Consultoria Empresarial, à qual é ligado, fizeram lobby para ajudar a MTA a obter a renovação de uma concessão da Anac

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com