domingo, 15 de agosto de 2010

Mudança ameaça postos dos Correios na região

Medida aprovada pelo STF obriga regularização das lojas e reduz margem de lucro das franquias

Suellen Fernandes
São José dos Campos


O relacionamento conturbado entre os Correios e a rede de operadoras franqueadas se agravou nos últimos dias e coloca em risco a operação de 14 lojas da empresa no Vale do Paraíba.
O impasse entre as partes teve início após a decisão do Supremo Tribunal Federal no ano passado que obriga a regularização dessas lojas concedidas no final de década de 80 e início dos anos 90 sem processo licitatório.

A publicação do edital de regularização, considerado abusivo pela categoria franqueada, poderia trazer como consequência -- se de fato cumprido conforme o previsto -- o fechamento destas unidades.

Isso porque haveria uma modificação considerável no percentual de participação dos franqueados sobre os resultados da comercialização dos serviços e produtos da estatal.
A margem atual, fixada na variação percentual entre 10% e 40%, seria reduzida para índices entre 5% e até 29,5%.

Parcela do chamado mercado concorrencial, que inclui serviços como entrega mala direta e encomendas, também não poderia mais ser operado pelas lojas franqueadas.

Região.
São José dos Campos e Taubaté somam 16 agências dos Correios, entre as quais 6 são franqueadas.

Conforme apurou O VALE, os proprietários dos estabelecimentos já estariam temerosos quanto à consequência da medida, que passa oficialmente a vigorar no próximo dia 10 de novembro.

Para o advogado da Abrapos (Associação Brasileira de Franquias Postais), Marco Aurélio de Carvalho, os novos parâmetros de participação são abusivos.

"Somos favoráveis ao processo de licitação e buscamos entendimento, mas dentro de algo que seja viável para a operação das lojas", disse. Ele apontou como prejuízo o desemprego consequente do possível fechamento das lojas.

Outro lado.
De acordo com a estatal, as mudanças estão amparadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e deverão ser mantidas.

A empresa reitera que há plano de contingência para evitar apagão no setor.


Raio-X

No Vale
Agências franqueadas: 14

São José dos Campos
10 agências, sendo 4 franquias

Taubaté
6 agências, sendo 2 franquias

Impasse
Regularização impõe redução na margem de lucro das lojas franqueadas

Fonte: O Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com