quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Franquia dos Correios corre risco de fechar

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC

Os brasileiros correm o risco de enfrentar paralisação no serviço postal devido embate entre a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e suas 1.415 franquias no País, sendo 25 delas no Grande ABC. Apenas 187 lojas aderiram ao novo contrato formulado pela empresa, que alterou a remuneração das unidades pelos serviços prestados, segundo a Abrapost (Associação Brasileira de Franquias Postais).

Como determinou o STF (Supremo Tribunal Federal) há mais de um ano, as franquias concedidas na década de 1990 sem licitação têm até o dia 10 de novembro para regularizar a situação. O advogado da Abrapost, Marco Aurélio de Carvalho, afirma que 76,51% das licitações estão paradas na Justiça.

"O novo contrato não garante rentabilidade efetiva do negócio para o empresário. Atualmente, a loja recebe de 10% a 40% de comissão por cada serviço. A nova proposta estabelece participação de 5% a 29%", detalha o advogado. Quanto maior o volume de serviços executado pela agência, menor é a remuneração dela. A média de comissionamento aos franqueados é de 18%. Além disso, serviços como mala direta postal ficariam apenas a cargo da ECT, não mais dos franqueados.

A ECT informou, por meio de nota, que a expectativa é de que 400 franquias assinem o acordo até novembro. A companhia afirma que a situação não deverá causar problemas à população.

PLANO B
"Embora as franqueadas representem apenas 11% da rede, como medida preventiva, a ECT iniciou plano de contingência para garantir o atendimento aos serviços postais, bem como assegurar o cumprimento de todos os acordos comerciais", esclarece a nota.

O Correios investirá até R$ 425 milhões em plano de contingência com 400 lojas temporárias em imóveis próprios e alugados. Segundo a empresa, as franquias têm 5.000 guichês e a estrutura planejada é garantir 3.300 postos de atendimento.

De acordo com o advogado da Abrapost, parte das 187 franquias que assinaram o novo contrato de licitação vão pedir a rescisão do documento. O Correios, por sua vez, diz que não recebeu pedidos de cancelamento, além de não ser possível alterar as regras da licitação.

Carvalho ressalta que as 1.415 franquias respondem por 42% do faturamento bruto operacional da empresa.


Sindicato teme corte de 20 mil funcionários e avalia paralisação

Os 510 funcionários de agências franqueadas do Correios na região estão temerosos em relação a seus empregos devido à possibilidade das lojas fecharem as portas a partir de novembro.

O secretário geral do Sintelpost (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Logística Postal no Estado de São Paulo), Guilherme Simão, disse à equipe do Diário que serão discutidas hoje estratégias de paralisação e manifestação com o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah.

A ideia é que a primeira paralisação aconteça no dia 8 ou na segunda-feira após o feriado de 7 de setembro (dia 13). As unidades do Centro de São Paulo deverão encabeçar a greve, sendo que nas demais regiões a intenção é que o movimento ocorra sempre em dias alternados, garantindo abertura mínima de 30% das agências.

No País, 20 mil funcionários correm o risco de perder o emprego, enquanto no Estado de São Paulo, este número atinge 6.000 pessoas.

Fonte: Diário do Grande ABC

8 comentários:

  1. Opa.............o site da ECT tá fora do ar...........até nisso a ECT já parou?

    ResponderExcluir
  2. Incrivel, é a mesma pergunta que os clientes estão fazendo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao moderador deste Blog. A liberação dos comentários está sendo muito rápida. Eficiente assim só pode ser franqueado!
    Este Blog tem Facebook e Twitter?

    ResponderExcluir
  4. Sou Franqueada (rsrsrsrsrs). Fico ligada 24 horas. Foi o compromisso que assumi.
    Fora o blog, temos:
    Facebook:
    http://www.facebook.com/home.php?
    Twitter:
    https://twitter.com/ACFs_SP
    Orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Home
    Site:
    http://www.abrapostsp.org.br

    ResponderExcluir
  5. viu o comentario do Joaõ pacífico neste link do jornal?, ele disse que é bravata do Dr marco aurélio a respeito dos franqueados pedirem rescisão.... duvido... tem muita gente arrependida.

    ResponderExcluir
  6. FRANQUEADA, admito que mulher tem mais jeito pra isso ahahaha.
    PARABÉNS! Estarei de olho em tudo. Força.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente a ECT não tem agilidade para atendimento. Basta entrar numa agencia própria (AC) e comparar com o atendimento de uma ACF e verificar a diferença.
    Os atendentes das agencias próprias são carrancudos e cheios de si, enquanto que os funcionários das Agencias franqueadas atendem a todos de forma polida e cordial, pois sabem que desse atendimento dependem os seus empregos. Há empreendorismo e modernidade nas ACF's, evidentemente, na medida que a ECT permite.
    Não fossem os serviços complementares à postagem oferecidos pelas ACF's aos clientes, multinacionais como DHL, UPS e etc., teriam crescido muito mais.

    L.C.Bossato - São Paulo

    ResponderExcluir
  8. O site da ECT continua fora do ar, acho que parou mesmo!

    ResponderExcluir

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com