terça-feira, 24 de agosto de 2010

Exigências abalam as franquias dos Correios

Priscila Rangel
priscila.rangel@jornaldebrasilia.com.br


O Distrito Federal pode perder todas as 25 agências franqueadas dos Correios, após o dia 10 de novembro, caso não se resolva a tempo o impasse sobre as novas regras exigidas pelo órgão. O maior prejudicado pela disputa, que se tornou judicial, entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e as agências franqueadas, sobre a remuneração pelos serviços, será o consumidor, que pode deixar de contar com as agências, segundo a Associação Brasileira de Franquias Postais do DF (Abrapost-DF). A ECT não nega a possibilidade de transtornos ao consumidor, mas garante ter um plano de contingência para amenizar o impacto da eventual queda na prestação de serviços.



Entre as novas regras, estão a redução do percentual de remuneração das franquias sobre os serviços prestados, de 10% a 40% – em vigor atualmente – para valores entre 5% e 29%. E as franqueadas ficam proibidas de prestar serviços de postagem de marketing direto e de atenderem a clientes estratégicos.



Até 10 de novembro, o contrato com as franquias está em vigor. A partir disso, só as empresas licitadas poderão atuar, e sob às novas regras. As franqueadas entraram com ações contra os vícios no edital de licitação publicado pelos Correios. O processo de licitação das lojas de Brasília está parado por liminar judicial. E o presidente da Abrapost-DF, Júlio César Gonçalves, teme que nenhuma franqueada abra as portas após o prazo.



As aproximadamente 1,4 mil franquias dos Correios em todo o Brasil começaram a atuar em 1989. Elas foram contratadas sem licitação. Os Correios lançaram, então, em 2009, edital de licitação com novas regras. As franqueadas alegam a impossibilidade de funcionar assim. O empresário Onildo Alves Maciel Junior , 44 anos, dono de uma franquia dos Correios na 704/705 Norte há 18 anos, diz que a proposta do edital é inviável porque não cobre os custos. "Os serviços de postagens de marketing direto representam 60% do meu faturamento. E diminuem o percentual de remuneração. Como sobreviver assim? Não sei como podem desperdiçar essa experiência."

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

3 comentários:

  1. Será que alguém vai se preocupar com o consumidor??? O que vai acontecer com Caruaru-PE quando fechar as duas franquias?
    Etelvania-Caruau-PE

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  2. Sou usuaria dos Correios há muito tempo. Frequento a agência central de piracicaba. Na semana passada fui a agência do Pisca e para meu enorme espanto, um funcionário da agência atravessou a rua e veio ajudar-me a carregar os pacotes que ia postar. Essa gentileza nunca me aconteceu lá na ag. central.

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  3. Gente, numa era digital onde as lojas emitem mensagens de SMS via celular, pois o torpedo de acordo com a promoção da empresa de telefonia é mais barato e IMEDIATO do que uma carta comercial, o telegrama a R$9,00, um custo alto e sábado não faz entrega mais, aerograma de natal affff.... niguém manda mais, quem vai mandar cartão com essas mensagens via online que mexem e tocam música. Trabalho numa área rural que até lá no arraial, o pessoal gosta mais de celular do que mandar cartas a ECT. Teve uma professora que fez um trabalho junto ao povoado para ensinar a escrever carta, eles morreram de rir, acharam uma inutilidade. Numa época onde estar "ligado" como dizem os jovens a ECT maltrata os franqueados pois até hj eles não fazem CPF online e um serviço que leva 3 dias na CEF ou em agências próprias da ECT, leva 20 dias numa franquia. Essa direção corrupta e pré-jurássica não trabalha, não é formada e não entende o mercado. Hj a ECT é mais uma empresa de entrega de mercadorias do que uma rede de distribução de cartas. O MUNDO MUDOU. A empresa deveria ter um portfólio de serviços online para os consumidores, melhorar a logística e quem sabe mesmo, virar um banco voltado para as classes c e D viu aquele figuraça na India que montou um banco assim e hj tá milionário. Acabar com essa bobice de telesena também, ninguem compra mais isso. Ela precisa focar o mercado online; viram as vendas via WEB, teve um crescimento de mais de 40% e por onde essa gente manda os produtos??? Eu compro pela Saraiva e hj dia quem entrega seus produtos é a JADlog, os correios perderam a SAraiva!!!!!!! Será por que??? Pensem..... A empresa vem discutindo fechar franquia, tomara que fechem!!!!! A ECT vai tomar uma ferrada que não vai conseguir se reerguer ai então vai ser a definitiva privatização e os furiosos nacionalistas ecetistas então que vão ver e aprender o que é ter organização,logística, responsabilidade, comprometimento, limpeza, manutençaõ de frota ao invés desse ridiculo programa 5s que a empresa implementa.
    Fecha as franquias ECT, fecha!!!!!!

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