quarta-feira, 19 de maio de 2010

Funcionários dos Correios realizam ato e anunciam paralisação

Eles protestam contra Medida Provisória que busca transformar estatal em sociedade anônima; 'Será a concretização de um projeto de sucateamento'

Gazetaweb - reportagem de Bruno Soriano

Funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos realizaram, nesta terça-feira (18), protesto na Rua João Pessoa, antiga Rua do Sol, no Centro de Maceió, com o objetivo de impedir a aprovação de medida provisória que, de acordo com o Sindicato dos Servidores dos Correios do Estado de Alagoas, visa ao sucateamento do serviço público, transformando a estatal em sociedade anônima - o que colocaria em risco a estabilidade conquistada pelos trabalhadores.

"Este é a conclusão de um projeto de sucateamento implementado a nível nacional, já que, transformado-a em empresa comum, os servidores perderão o que conquistaram com a ordem jurisprudencial de número 247, do Supremo Tribunal Federal, que assegura certa estabilidade ao funcionário, de modo que este não possa ser demitido sem um motivo plausível", avaliou José Balbino, presidente do Sindicato da categoria.

Ainda de acordo com Balbino, os servidores também protestam por melhores condições de trabalho. "Nós aguardamos, desde março do ano passado, a realização de concurso público, já que nosso pessoal continua a sofrer com a sobrecarga de trabalho, sobretudo aqueles que realizam o serviço Sedex [entrega rápida]. A grande maioria está trabalhando, com equipamentos obsoletos, mais de oito horas por dia, como os carteiros, por exemplo", argumentou o sindicalista.

Para ele, passada à condição de empresa comum, a estatal deverá perder várias agências no interior do Estado, 'já que a lógica do lucro prevalecerá'. "Aquelas agências que não forem rentáveis serão extintas, o que acarretará na demissão de muitos trabalhadores, gerando assim um problema social, tanto para os servidores dos Correios, quanto para a comunidade em geral", analisou José Balbino.

O presidente do Sindicato dos Servidores dos Correios revelou ainda que, no próximo dia 26, os servidores cruzarão os braços por 24 horas, em paralisação nacional, de modo a sensibilizar o Congresso no sentido de se barrar a proposta. "A nossa sorte é que estamos em ano eleitoral, quando as atenções dos politicos se voltam para a disputa nas urnas", salientou.

O Governo Federal vê a medida como necessária 'porque modernizará os Correios, com o objetivo de fazer frente à competição internacional'.

Fonte: Gazetaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com