domingo, 18 de abril de 2010

Quem paga as multas provocadas pelo atraso dos CORREIOS?

Atraso na entrega de correspondência é motivo de dor de cabeça para moradores de Pirajuí.

O atraso nas entregas feitas pela companhia de correios e telégrafos tem causado problemas para os moradores de Pirajuí. Correspondências tem sido entregues com até duas semanas de atraso, obrigando a população a ir nas lojas,bancos,supermercados atrás de seus extratos,que pagos após o vencimento acumulam juros, sem contar as inúmeras correspondências que são entregues em diferentes endereços.
Esse problema vem se arrastando desde a recente greve dos CORREIOS no ano passado quando os carteiros reivindicavam melhores salários, também tem o fator de muitas contratações novas, de pessoas sem experiência, isso fato gera atrasos no processo, porém o problema já vem se arrastando há tempos na cidade, gerando transtornos e aborrecimentos por parte dos consumidores.
O morador Sebastião dos Santos (Reizinho) residente do Jd. Paraiso, procurou essa semana nossa redação para fazer a reclamação sobre os seguidos atrasos e também o mal atendimento que recebe na agência local. Procuramos a agência para esclarecimento do fato, porém a empresa só se manifesta por parte de sua assessoria de imprensa, enviamos um email solicitando uma resposta e até o fechamento desta edição não obtivemos retorno sobre o caso
Procon
E qual é a orientação do Procon, em casos como esses? O órgão de defesa do consumidor orienta as empresas a oferecerem outras alternativas de pagamento aos seus clientes. Mas cita também que os consumidores também têm a responsabilidade de procurar a empresa e descobrir meios de pagar suas contas.
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) orienta as empresas a disponibilizarem outros canais para que as contas que chegam por intermédio dos Correios sejam pagas, além de informar os clientes sobre a medida.
Mas o Procon ressalta: não é porque a conta não chegou que o cliente não tem que pagar. A pessoa que possui contas a vencer e que as receberiam nos próximos dias pelos Correios deve procurar os credores para obter outra forma de pagamento – segunda via por e-mail ou fax, por exemplo.
Segundo o Procon, o atraso por parte dos Correios não significa que o cliente pode pagar seus débitos após o vencimento. Caso o cliente não receba a correspondência e não haja tempo hábil para efetuar o pagamento de outro modo, a decisão fica por conta da empresa. Ela pode, por exemplo, isentar o cliente de multas e juros.
Ainda de acordo com o Procon, o cliente só fica isento de pagar na data caso a empresa não disponibilize outra forma de pagamento, o que deve ser documentado de alguma forma pelo consumidor, para ser válido.

Fonte: O Alfinete - Pirajuí/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é o seu canal de relacionamento para troca de informações e experiências sobre a trajetória de luta da rede franqueada.
Por isso, é muito importante que você continue expondo sua opinião neste espaço democrático.
E para que o Blog reflita fielmente os anseios e opiniões da rede estabelecemos critérios para a liberaçao de posts:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
O objetivo é tornar este espaço aberto a todas as pessoas que desejam expor suas colocações com seriedade e para que essas opiniões possam ser motivo de interação por parte de outros membros. Ao mesmo tempo, evitar que mensagens com insultos, ofensas pessoais ou, ainda, com conteúdo de baixo calão sejam reproduzidas neste espaço.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog. Comentários que citam nomes de colegas franqueados só serão publicados com autorização dos mesmos. Todos os comentários serão analisados pela equipe de comunicação antes de serem publicados
e-mail para contato: acf.correios@gmail.com